Ser professor ou professora é daquelas profissões que devia exigir um casting, entrevista prévia ou análise psicológica séria e cuidada.
Ser Professor é ter na mão o ofício de moldar perspetivas, educar a mente, a alma e o juízo do outro.
Não é para todos!
Não! Não é para todos!
A professora é, para qualquer miúdo, e muitos adultos, a referência, a perfeição, o modelo.
"- Mas foi a professora que disse!" - quantos de nós já não ouviram este argumento, vindo da nossa criança, que na verdade só quer dizer "a professora é que sabe, nunca se engana e sabe tudo, por isso é que é professora. E, portanto, se a professora disse, ninguém me convence que não é assim"
Este papel é de grande responsabilidade! Pode ser pesado!
Não é para todos!
Não! Não é para todos!
Todas as crianças merecem bons professores!
Mas o que é isso?
Aqui em casa, a referência da "boa professora" é a Professora Sílvia Pereira, professora do Rodrigo, no 1º ciclo.
Pela mão dela, ele aprendeu a ler, a escrever, a dividir e multiplicar e nas suas próprias palavras "a nunca desistir". Aprendeu coisas que nem sabe que aprendeu, apesar de as ter absorvido e agora fazerem parte daquilo de que é feito. Aprendeu a confiar, fora do ninho, aprendeu que o mundo está cheio de possibilidades e de pessoas que podem gostar tanto dele e de lhe querer tão bem, além de quem tem o compromisso de o fazer. Aprendeu que o mundo é de todas as cores e que todas são importantes, quer nos assentem bem ou não. Aprendeu que ele pode até aquilo que não imagina e todos podem tanto quanto ele; que é especial na sua individualidade ao mesmo tempo que é mais um, no coletivo.
Aprendeu a pensar "fora da caixa", a questionar-se, a questionar. Aprendeu que se pode ser autoridade sem ser autoritário e que a disciplina pode ser cheia de amor. Aprendeu o que é ser incansável pelo que se quer e a nunca desistir.
A Professora Sílvia, é UMA num milhão, é uma surpresa boa a cada dia, é a superação e a imaginação ao serviço da sua Missão, que abraça com força ao mesmo que leva na mão com cuidado e proteção. A professora Sílvia caminha, segura, à frente, liderando, mostrando o caminho; leva pela mão, lado a lado, amparando ou deixa passar à frente, incentivando a descoberta na liberdade segura de quem nunca deixa desvia o olhar.
A Professora Sílvia, tem o Dom dos Grandes: Olha e Vê! Vê além do que os olhos alcançam. Vê a essência. Cada um dos seus alunos é decifrado pelo amor sábio que lhe guia a alma. Cada um dos seus alunos é guiado para que se torne na melhor versão de si próprio, com respeito, com aceitação.
Nesta grandeza tão natural de ser, porque lhe é simples ser como é, deixa, em cada criança que passa por si, as sementes e as ferramentas para que cada um faça crescer e florescer tudo aquilo que precisar para ir onde quiser.
Este é o modelo, não devia ser a exceção!
Todas as crianças precisam duma Professora Sílvia!
QUERIDA PROFESSORA!
Nas palavras do seu aprendiz, que terá nas suas raízes as sementes que lhe plantou:

Sem comentários:
Enviar um comentário