quinta-feira, 8 de março de 2018
O quantos-queres da FELICIDADE
Isto de ser Feliz tem muito que se lhe diga! Ou não?
Porque é que às vezes parece tão fácil e outras parece que não há nada que nos deixe felizes?
Quando estamos felizes é mais fácil encontramos, nas pequenas coisas, motivos para ficarmos ainda mais felizes. Então, acredito que felicidade gera felicidade. Porque tudo é mais fácil quando estamos felizes, é mais olhar para o copo meio-cheio e dizer que "só falta um bocadinho", é mais fácil perdoar, é mais fácil encontrar, num pequeno brilho, um clarão e num obstáculo, apenas um desafio, um percalço, uma coisinha de nada.
Mas o que é que determina se eu vou ser feliz?
A mim faz-me sentido a ideia que a felicidade é também uma escolha. "Também", porque é determinada por duas forças concorrentes: o que me acontece e o que eu faço com o que me acontece.
Posso ser mais ou menos responsável pelos acontecimentos que influenciam a minha vida, mas sem dúvida sou muito mais o produto do impacto que esses acontecimentos provocaram em mim.
O que me acontece, sem dúvida, influencia se eu estou ou não feliz, mas aquilo que eu faço com o que me acontece (a forma como elaboro, como arrumo - ou não - e o protagonismo que lhe dou) influencia, com certeza, se eu sou feliz!
E sim, é aqui que eu posso escolher...de forma mais consciente, num exercício de força interior (às vezes muito difícil) porque eu acho que é o que DEVO FAZER; outras vezes sem sequer pensar sobre isso, porque esta é a minha ATITUDE, eu decido sem decidir que vai ser assim.
Decidir ser feliz é não fazer das coisas menos boas ou das coisas ausentes a cena principal, é não despender nelas todos os meus esforços e energia (muito menos naquelas que, definitivamente, não posso mudar). É aceitar (e não acomodar) que estão lá, existem e não se pode fazer nada (se se pode, 'bora fazer), mas ainda assim, posso viver com elas, em segundo plano, sem mudarem o que preservo de bom e me faz ser FELIZ.
EU SOU FELIZ nesta minha vida com alguns momentos em que eu não estou feliz, mas em que SOUfeliz, porque apesar daquele bolsinho onde eu guardo o lixo, a minha mochila carrega muitas coisas boas e são essas que eu uso, consumo, mexo e remexo todos os dias!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário